21 de maio de 2006

De volta ao Teatro


Depois de muito tempo volto ao teatro, uma singela nostalgia perturba o ambiente.
Depois de muito tempo volto ao teatro, nem sei se me sinto melhor deste lado da cortina ao daquele. Algo no acento não me faz bem, algo incomoda em todos os planos. Seja no cheiro, seja na poltrona, seja no apoiador para o braço.
Parece-me que as fileiras não estão organizadas devidamente, me parece que aquele que comprou o terceiro lugar da esquerda para a direita na coluna do centro esquerdo na mesma fileira que eu, certamente terá muito melhor visão do palco e escutará muito melhor o que será dito.
Após esta breve reflexão percebi que a neurose estava em todo lugar. Não me reconheci dentro do teatro, sentado, aguardando o espetáculo.
Neste momento me recordei da nostalgia, aquela da primeira linha. E rapidamente meu conjunto de miolos cerebrais relacionou aquele instante com todos os últimos espetáculos que havia assistido. Cada cena de mentira, roubo, assassinato, espancamento, sujeiras políticas, flagelo da moral, mentindo a ética e corrompendo os bons, com descrédito na verdade e no cuidado com o próximo.
Bem, lembrando de todos esses espetáculos relaxei, peguei algumas pipocas, observei novamente o homem que estava no terceiro lugar, talvez eu estivesse em melhor posição que ele, e, ansioso pela primeira cena me lembrei de que, o espetáculo que estava para começar pelo menos eu paguei a entrada e escolhi a peça.

Nenhum comentário: