29 de agosto de 2006

35 Anos da FCA


35 anos da Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas. .
Sei não, mas, pelo que tenho percebido a cada dia os principais objetos de atenção da faculdade, os alunos, tem demonstrado uma redundante relação de qualidade com a FCA.
A faculdade de comunicação foi criada, e fundamentada em alicerces tão sólidos de consciência social, em meio às mais perversas perseguições da Ditadura. E hoje precisamos desligar o som do DA (que estava tocando Secos e Molhados) para que as alunas do 2º período pudessem assistir à novela global.
É contraditória a necessidade de cultura, ou melhor dizendo, sensibilidade cultural, e a necessidade de acesso ao meio de comunicação mais poderoso chamado televisão.
Perguntei então:
- Quantas de vocês assistem a Rede Minas?
E escutei quase que instantaneamente, "Que Rede Minas?"
"Provocação? Que Programa é esse?"
"Roda Viva? Passa depois da novela na Band?"
"Observatório da Imprensa? Nunca ouvi falar!"

A triste realidade pela qual a FCA vem passando. Infelizmente o maior problema da faculdade não é a estrutura deficiente, nem a baixa qualidade dos professores, que posso garantir é muito boa. Mas sim o despreparo do qual são tomados os alunos que adentram os umbrais da PUC. A cada ano as crianças entram mais despreparadas para o curso. E assim ajudam a não fazer do evento de hoje, o mais concorrido da cidade. Se todos os alunos, realmente fossem engajados com as necessidades de comunicação da sociedade contemporânea, certamente aquele auditório estaria explodindo de gente, com fulanos e beltranos espalhados por todos os lados. E também a comida e a bebida não teria sido o suficiente para todos.

3 comentários:

Anônimo disse...

Nossa Tulhão! Seu post traduz exatamente o que penso sobre a FCA e seus filhos. é uma lástima que os futuros comunicadores sociais tratem a comunicação dessa maneira.
E não que eu veja problema no consumo de novelas e outros produtos. O grande problema é consumir somente estes produtos, sem nenhuma crítica e ignorar a existência destes canais que são comprometidos com a circulação da comunicação de qualidade.
E é na mão dessa galerinha que vai estar a comunicação daqui uns 15 anos...
Fico muito feliz em saber que os meus futuros concorrentes lidam com a comunicação desta forma!

Anônimo disse...

Túlio Magno dos Anjos! Será que vc lembraria de mim? O fato é que te achei.....hahahaha. Não, eu não tenho orkut, mas te vi nele! Um grande abraço! Ah se quiser notícias minhas, pergunta pra Thais Regal, ela tem orkut. Isso se vc lembrar quem sou...um abraço! Fica com Deus. Gisele Strogulski Vargas>(Quem??rsrsrs)

Unknown disse...

É... é inegável o primor de qualidade das novelas e outras produções globais, como nos envolvem em sua trama e tal, mas nunca me fez pensar e refletir sobre a realidade que vivo, pelo contrário, me faz é fugir dela, agora, poder ver o MV Bill no Roda Viva falando sobre as desigualdades ou comentando sobre o que o global Cidade de Deus trouxe para o bairro de origem do filme é uma coisa que as novelas nunca iram me proporcionar!!! Plin... Plin...